Open Classes: conexão família e educação (Novembro/2023)
O elo família-educação necessita ser continuamente fortalecido, uma vez que, através desta parceria, outras relações são potencializadas (professor-estudante, estudante-estudante, dentre outras).
No contexto de educação bi/multilíngue do Colégio Anchieta, cujo objetivo central é o desenvolvimento da cidadania global, que, de acordo com a UNESCO (2015, p. 9) “é um marco paradigmático que sintetiza o modo como a educação pode desenvolver conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de que os alunos precisam para assegurar um mundo mais justo”, o envolvimento das famílias no processo educativo de seus filhos, auxiliando-os no desenvolvimento destas competências e habilidades, faz-se fundamental para a consolidação da proposta de Educação para a Cidadania Global (ECG).
O documento “Tradição Viva” direciona para o comprometimento com a Cidadania Global em seu terceiro identificador global dos colégios jesuítas. “Isso significa preparar os estudantes e suas famílias para identificarem-se primeiro e fundamentalmente como membros da família humana, com uma comum responsabilidade por todo o mundo” (ICAJE, 2019, p. 66).
As Open Classes se apresentam como um evento que proporciona a ampliação da conexão família e educação, oportunizando momentos em que os familiares vivenciam parte da aula e, assim, conhecem um pouco mais as rotinas e vivências de seus filhos. Dessa forma, as Open Classes possibilitam que as famílias experienciem o trabalho integrado, em que língua de origem (português) e língua adicional (inglês) circulam pelos espaços e atividades propostas, fortificando o processo de ensino-aprendizagem e a promoção da cidadania global.
A participação das famílias enquanto espectadores oferece aos pais a oportunidade de ver como seus filhos estão se desenvolvendo intelectualmente e como estão interagindo com colegas e professores, o que auxilia os pais a entenderem melhor as necessidades de seus filhos e os encoraja a se envolverem mais ativamente na educação deles. Assim, as Open Classes se apresentam como uma janela para o mundo acadêmico da criança e/ou do adolescente.
Ao participarem desta experiência, as famílias podem criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo e motivador. Quando os estudantes percebem o apoio de seus familiares no ambiente escolar, eles se sentem mais valorizados e confiantes em suas habilidades e possibilidades. Isso, por sua vez, pode melhorar o desempenho escolar e a motivação para aprender.
A celebração da jornada de aprendizagem trilhada pelos estudantes e possibilitada pelas Open Classes marca o desenvolvimento de inúmeros saberes construídos a partir de projetos curriculares, unidades temáticas, planejamento integrado (e integrador), compartilhamento de experiências e muitos fazeres colaborativos, construídos pelos estudantes, seus pares e professores.
Essa conexão entre família e educação também transcende o ambiente escolar. Sendo assim, as Open Classes se manifestam como uma abordagem valiosa para fortalecer o ambiente escolar e promover o sucesso acadêmico dos estudantes, facilitando a promoção do vínculo entre família e educação. As Open Classes constroem uma ponte entre o lar e a escola, proporcionando um clima de apoio e colaboração que é benéfico para todos os envolvidos – pais, estudantes e educadores.
Por Emily de Paula S. Marins, Professora e Coordenadora do Currículo Bilíngue
Referências:
ICAJE. Colégios jesuítas: uma tradição viva no século XXI: um exercício contínuo de discernimento. Roma, 2019.
UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015. 44 p